quarta-feira, 29 de julho de 2015

Sobre "O Pequeno Príncipe"

Pequeno Príncipe” está entre os vinte livros mais vendidos no mundo. Segundo o site da Veja, o livro está em segundo lugar, entre os mais vendidos de ficção no Brasil. Também se trata da terceira obra literária mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos.
Esse clássico da literatura universal foi escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, que foi piloto na época da segunda guerra mundial, tendo já feito pouso pelo Brasil. “Le Petit Prince”, nome original da obra, foi escrito e ilustrado por Antoine.


Sinopse:  À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine Saint-Exupéry, seu autor, "um livro urgentíssimo para adultos", o que talvez explique a extraordinária sobrevivência literária de O pequeno príncipe. Publicado pela primeira vez em 1943 na Nova York em que foi escrito e, no ano seguinte, na França, o livro chegou à Agir com o componente de acaso que, em geral, cerca a edição de fenômenos editoriais, já que a obra havia sido comprada por outra tradicional editora brasileira, que desistiu da publicação. Traduzida primorosamente por D. Marcos Barbosa, a versão brasileira chegou à livrarias em 1952, tendo vendido desde então mais de 4 milhões de exemplares. Le Petit Prince, The Little Prince, El Principito, Der Kleine Prinz - em qualquer uma das mais de 150 línguas em que é publicado, causa encanto a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe, um pedacinho de gente inteiramente extraordinário que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios, o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento, o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber, o homem de negócios que possuía as estrelas contando-as e recontando-as em ambição inútil e desenfreada, a serpente enigmática, a flor a qual amava acima de todos os planetas.


Algumas curiosidades:

*A obra foi escrita durante um exílio de Saint-Exupéry nos EUA. Em tal contexto, o autor tentava convencê-los a entrar na Segunda Guerra Mundial contra a Alemanha Nazista.
*No dia 30 de Dezembro de 1935, Saint-Exupéry e o copiloto André Prévot voavam por cima do Deserto do Saara. Na verdade, eles estavam prestes a quebrar o recorde de velocidade numa corrida aérea da qual faziam parte. Por volta das 02:45 da manhã, um imprevisto ocorreu. Por infortúnio, sua aeronave (uma Caudron C-630 Simoun) caiu. Eles milagrosamente sobreviveram. Tendo de lidar com o intenso calor do deserto, os aviadores ficaram desidratados; viram miragens e tiveram alucinações. No quarto dia, um Beduíno (integrante de grupos árabes que habitam o deserto) os encontrou. Deu-lhes o devido tratamento de reidratação e salvou-lhes a vida.
Daí pode-se entender o porquê de o principezinho ter caído exatamente no Deserto Do Saara.
*É provável que a sábia raposa de O Pequeno Príncipe tenha nascido duma experiência real. Em 1928, no norte do Deserto do Saara, enquanto servia o exército francês, Saint-Exupéry encontrou um Feneco – mais conhecido como raposa-do-deserto. O autor chegou a criá-la durante sua estadia local. Ainda neste âmbito, acredita-se que as falas da raposinha muito tem a ver com uma antiga colega de Antoine – Silvia Hamilton Reinhardt, da cidade de Nova Iorque. A famosa frase “Só se vê bem com o coração.” muito provavelmente foi dita por ela.
*A rosa do principezinho, por sua vez, foi inspirada em Consuelo de Saint-Exupéry: a esposa de Antoine. Ela nasceu em El Salvador – um país conhecido como “A Terra dos Vulcões”, por abrigar muitos destes. Daí pode-se inferir de onde veio a ideia para o pequeno lar do principezinho: o asteroide B-612.

*O perigo que as árvores baobás representavam para o lar do principezinho também está relacionado com a realidade. O tal perigo nada mais é senão o que o Nazismo representava para Saint-Exupéry.
Algumas Edições Brasileiras:



 


     A obra terá esse ano á adaptação para o cinema, vamos assistir ao trailer e aguardar nas telenos:




Espero que tenham gostado, e quem ainda não leu leia, pois é uma bela obra e vale muito a pena. Até a próxima leitores!



Fontes: InfoEscola , Veja , Wikpédia e Literatortura . 


2 comentários:

  1. Oii!!
    Estou retribuindo a visita ^^
    Estou doida para ler O pequeno príncipe, pois é ainda não li hahaha
    bjss
    http://wwwleituraromantica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. CARAMBA! Eu não sabia dessas coisas. Me arrepiei quando li a parte das árvores relacionadas ao Nazismo. =O

    Seguindo o blog!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir